Doces Delicinhas Caseiras

Doces Delicinhas Caseiras
Esse Blog Vai mexer com seu Paladar.

sábado, 12 de novembro de 2011

Como surgiu o panetone?


Existem várias histórias que contam sobre a origem do panetone. A lenda diz que a primeira cidade a criar a iguaria foi Milão. As primeiras citações surgiram no século 15, no norte da Itália.
A história mais popular diz respeito a um nobre jovem milanês, membro da família Atellini, que se apaixonou pela filha de um padeiro chamado Toni. Para impressionar o pai da moça, o jovem se disfarçou de ajudante de padeiro e inventou um maravilhoso pão, de rara delicadeza e tamanho incomum para a época, cujo topo foi moldado em forma de cúpula de igreja. Como esse pão fez um grande sucesso, o jovem apaixonado passou a dizer que a receita era da autoria do Toni, o sogro e dono da padaria. Depois desse dia, o movimento na casa aumentou de forma considerável. A esse “bolo de frutas” deu-se o nome de Pão do Toni, conhecido mundialmente como Panetone.
Uma outra lenda conta que em uma tradicional padaria italiana, um padeiro estava preparando um delicioso pão salgado quando foi chamado para resolver um importante caso de família. O padeiro então, deixou seus afazeres sob supervisão de um novo assistente que chegara ali a menos de uma semana. Toni, o assistente, comprometeu-se a cuidar de tudo na padaria de seu patrão. Terminou o pão colocando o fermento e deixou-o no forno para assar. Toni, porém adormeceu. Quando acordou viu que o pão havia se transformado numa enorme massa que transbordara no forno. Toni havia colocado muito fermento. Desesperado, começou a misturar inúmeros ingredientes, frutas, passas, açúcar… Alguns minutos depois o patrão de Toni chegou. Deu uma bronca no funcionário e no momento em que se preparava para despedi-lo foi interrompido pela voz de seu filho que acabara de experimentar o invento de Toni dizendo que era muito gostoso. Ele provou o pão e ao invés de despedir Toni o contratou para produzir o seu próprio pão (pão de Toni) em sua padaria.
O Panetone foi desenvolvido gradualmente durante os séculos subseqüentes e assim, novas técnicas foram adotadas além de ter havido um grande progresso na qualidade das matérias-primas utilizadas no preparo.
No Brasil, a tradição surgiu depois da Segunda Guerra Mundial. Imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época de Natal.
Fonte:http://gestaoderestaurantes.wordpress.com/2007/12/08/17/

Nenhum comentário:

Postar um comentário